Gestão dos recursos humanos
Desenvolvimento de atividades de qualificação dos quadros e de valorização dos seus resultados. Para tal promove a estruturação de políticas de gestão de pessoas focadas no envolvimento, motivação, comprometimento e qualificação das pessoas, implementando ferramentas de desenvolvimento, planos de carreira e de remuneração estratégica.
Controle e otimização de custos Introdução de metodologia de gerenciamento dos processos baseada numa estrutura de indicadores de controle e de verificação. O desempenho desses indicadores passa a ser foco de análise das equipes de trabalho da organização, fundamentando as suas ações e definindo suas metas.
Otimização dos processos
Eliminação de atividades desnecessárias e que não agregam valor ao cliente. As ferramentas básicas para essa atividade são os brainstormings, análises de Pareto, diagramas de causa e efeito, fluxograma, cartas de controle de processo e diagramas de dispersão. Elabora-se um diagnóstico da situação encontrada, em seguida é feita uma análise crítica para a identificação de rupturas. Finalmente é elaborado um fluxo proposto que aponte soluções para essas rupturas, elevando o nível do processo. O redesenho de processos se utiliza de técnicas modernas como as equipes autônomas, multifuncionalidade, trabalho simultâneo e análise do fluxograma. Balanceamento do fluxo Estudo das restrições e gargalos da operação, promovendo o perfeito sincronismo entre as diferentes funções empresa, evitando desperdícios de recursos organizacionais.
Melhoria da qualidade Atuação sobre as rotinas operacionais e administrativas, introduzindo a visão do cliente (interno ou externo) e padronizando as melhores práticas.
Eliminação de desperdícios Introdução de metodologias de redução e/ou eliminação de perdas nos processos (troca rápida, horas improdutivas, perdas dos processos...).
Redução do tempo de ciclo Modelagem dos processos buscando a redução do tempo de ciclo, otimizando estoques, reduzindo filas e promovendo a simultaneidade. Organização e ambiente
Melhoria do espaço operacional e administrativo através da introdução de técnicas de organização, como o 5S, o housekeeping e o programa SOL. Modernização, automação Identificação de tecnologias de ponta para os processos organizacionais é caminho para a diferenciação da organização. Técnicas inovadoras de gestão, equipamentos e máquinas tecnologicamente avançados, inteligência nos processos são caminhos para as metas desejadas.
Melhoria do estado geral dos equipamentos Introdução de programas de gestão da manutenção, buscando o aumento da disponibilidade dos equipamentos para a geração de valor.
Organização do trabalho Organização do projeto dos trabalhos executados na organização, buscando a nelhor utilização dos recursos e a máxima geração de valor, através de ajustes nos métodos, fluxos, sequência, procedimentos, funções e ergonomia.
Terceirização
Após a avaliação dos processos, através dos indicadores de resultado, é possível realizar um benchmarking interno e externo, identificando o gap existente em relação ao mercado. Se esse gap for excessivo e os ajustes através de melhorias internas insuficientes, é chegado o momento de pensar em terceirização. A análise de fatores como custos, qualidade, domínio de informações estratégicas, lead time de resposta, entre outros devem compor o processo decisório da terceirização. |