É comum na indústria de confecção nos defrontarmos com complexos problemas nas entregas de produtos aos clientes. Normalmente a visão do problema é direcionada aos processos de produção / Aquisição pois são nestes setores que o problema é identificado, ele é detectado no momento que precisa faturar e o produto não está disponível na expedição.
Em nossos projetos de consultoria diagnosticamos regularmente problemas de entrega e perda de faturamento, muitas vezes causados por produção (falta de capacidade produtiva) ou aquisição (fornecedores não entregam produto no momento certo) mas muitas vezes nos deparamos com uma causa não muito considerada pelos gestores e relacionada ao processo do desenvolvimento de produtos.
O atraso dos trabalhos no desenvolvimento de produtos muitas vezes reduz o tempo disponível do processo produtivo da empresa e minimizando sua capacidade de faturamento, considerando que existe uma limitante de calendário e datas que regem o mercado de roupas
Apesar da conotação criativa que envolve o processo de desenvolvimento de produtos este possui uma característica de fluxo de processos que lhe impõe a necessidade de gestão de resultados e capacidades produtivas.
Ou seja, se vamos criar uma coleção de 200 modelos e temos um tempo disponível de 80 dias no calendário, precisamos nivelar todos os processos do desenvolvimento para uma capacidade diária de 2,5 modelos por dia e fazer gestão sobre isto.
Nivelamento dos processos significa criar a mesma capacidade em todos os setores do desenvolvimento para que continuamente possamos produzir a quantidade necessária para fazer uma coleção.
Outro fator importante na organização do desenvolvimento está voltado a criação de fluxo continuo nos seus processos. Invariavelmente os processos neste tipo de trabalho não estão projetados para serem executados em sequência lógica. Ou seja, é normal existirem esperas entre os trabalhos e processamento em lotes grandes. Muitas operações do desenvolvimento são executadas em outros setores, locais fisicamente distantes que por sua vez cuidam de suas próprias prioridades.
O fluxo continuo pode trazer ganhos enormes em lead time e produtividade do Desenvolvimento de produtos, porem sua aplicação necessita de uma análise profunda do Fluxograma de todo o processo e em muitos casos requer uma mudança de paradigma no conceito de arquitetura organizacional e layout.
A gestão do calendário das tarefas envolvidas no desenvolvimento pode ser feita através de um cronograma pré-definido para cada coleção, definindo as etapas e respectivas datas é de vital importância que seja formado um comitê para gestão do cronograma e que este atue com autonomia e metodologia (coordenação, reuniões sistemáticas) para controle e ajuste do mesmo.
O cronograma pode ser elaborado com uma planilha simples de Excel ou pode ser utilizado ferramenta mais avançada como o PROJECT o mais importante é a existência dele e o respeito dos gestores na busca de seu cumprimento neste momento é fundamental o uso do PDCA para encontrar a causa dos atrasos e montar planos de ações para eliminar as causas dos problemas.
A análise detalhada do fluxograma multifuncional permite visualizar grandes oportunidades de reduções de tempos através da eliminação de tarefas duplicadas ou desnecessárias e retrabalhos, o fluxograma multifuncional acaba se tornando um mapa amplo dos processos, o uso desta ferramenta com a equipe envolvida mostra um potencial enorme de evolução na melhoria.
A partir de um desenho do fluxograma atual e dos problemas encontrados e objetivos do modelo a ser desenhado é possível desenhar o Fluxo futuro, um plano diretor para as equipes trabalharem na implantação das mudanças.
Outras ferramentas Lean Manufacuting podem ser utilizadas e produzirem resultados excelentes como por exemplo a gestão visual do cronograma em todos os setores, porem vale considerar que o ingrediente chave é a conscientização das equipes envolvidas no processo de desenvolvimento, as pessoas precisam saber quais são as metas e ter os recursos disponíveis para cumpri-las, uma equipe motivada e direcionada produz resultados surpreendentes.
Claudio Antonio Russi claudiorussi@proindconsultoria.com.br www.proindconsultoria.com.br Junho/2016