A aplicação desta ferramenta já é bem antiga nas indústrias. Há alguns anos diríamos, foi até colocada em segundo plano pelos gestores. Porém, é visível o interesse crescente das empresas no emprego desta técnica, principalmente objetivando uma assertividade nos seus sistemas de custeio e precificação. Alguns indicadores de resultado, como produtividade da mão-de-obra, hoje são objeto de acompanhamentos diários dos gestores, pois são estes sabedores do impacto direto nos custos dos produtos.
O estudo dos métodos de trabalho por sua vez trata da análise dos movimentos, do fluxo de trabalho, do leiaute, tratando de visualizar melhorias nos processos objetivando melhores condições de trabalho para o executor do ponto de vista ergométrico, gerando assim menores fadigas durante sua jornada e consequente melhoria de produtividade com redução dos respectivos custos.
Por outro lado, o uso de padrões de métodos e procedimentos é reconhecido no mundo empresarial como a base da qualidade e produtividade, na qual os operadores são treinados e orientados de uma forma sistêmica para a execução de suas tarefas, para o atingimento dos padrões exigidos pelos processos e consequentemente clientes finais da empresa.
O estudo de tempos e métodos é uma técnica fácil de ser aprendida e poderosa na gestão. Seu conhecedor torna-se por natureza um analista meticuloso e crítico das tarefas executadas.
A Proind desenvolveu metodologias de elaboração de estudos de métodos e tempos que permitem, em um curto prazo, dispor de dados e material para tirar proveito na gestão dos recursos . Temos um programa de treinamento para qualificar a supervisão nesta técnica , o que possibilita uma qualificação superior na gestão dos processos de produção .
Os propósitos básicos do estudo de tempos e métodos são:
- Definição de padrões para a medição do resultado
- Definição de padrões para o custeio de mão-de-obra
- Melhorias dos métodos de trabalho para o aumento da produtividade
- Definição de medidas para fazer o planejamento de produção, capacidades etc.
- Implantação de indicadores de resultado para a gestão empresarial.
“Tudo que pode ser medido, pode ser melhorado”
Cláudio Russi
Consultor de Empresas