Gestão de processos, uma ferramenta para aumento da competitividade textil
16 de Junho de 2015
Processos são maneiras de fazer alguma coisa. Envolve a transformação de um insumo em produto final, ou na prestação de serviços a um cliente. No interior do processo ocorrem transformações, que incluem as etapas necessárias para a obtenção do produto final, de valor agregado.
Assim, um processo dispõe de inputs, outputs, tempo, espaço, ordenação, objetivos e valores que, interligados logicamente, irão resultar em uma estrutura para fornecer produtos ou serviços ao cliente. Sua compreensão é importante, pois é chave para o sucesso em qualquer negócio.
Basicamente é a revisão, planejamento e estruturação de todos os processos dentro de uma empresa devidamente registradas e armazenadas ao alcance dos agentes atuantes nos processos.
O que será feito, como será feito, por quem será feito, quando será feito, porque será feito.
A implantação da gestão de processos segue a seguinte sequência:
1. Identificação dos processos;
2. Mapeamento dos Processos;
3. Monitoramento de Processos;
4. Identificação de problemas e suas causas;
5. Normatização do Processo;
6. Consolidação do Processo.
Nas próxima publicações apresentaremos detalhadamente cada uma destas etapas.
Bom trabalho!
Dietmar von Gilsa
Consultor
Proind Consultoria e Serviços SC Ltda.
dietmar@proindconsultoria.com.br