Não basta melhorar os processos. É preciso manter a melhoria conquistada.
Tão importante como avaliar e melhorar os processos produtivos e administrativos, buscando eliminar tudo aquilo que não agregar valor ao cliente (interno e/ou externo), é conseguir sustentar as melhorias implantadas, e assim, fazer com que a empresa possa se beneficiar dos ganhos obtidos.
Muitas empresas que iniciaram a jornada lean, conseguem significativos avanços em seus processos no(s) primeiro(s) ano(s) da implantação, contudo, basta negligenciar um pouco a cobrança e o controle do novo método implantando, e muitas vezes ocorre um retrocesso, ou seja, as pessoas retomam antigas práticas e em alguns casos, em pouco tempo a melhoria se perde e pior, os resultados em termos de qualidade, custo e/ou entrega, podem vir ser piores do que antes do projeto.
A Toyota chama de Kamishibai a maneira criativa e lúdica para “incentivar” os gestores a irem ao “gemba” (local onde as coisas acontecem) para auditar se tudo está conforme, mas com a nobre tarefa de “eu estou aqui checando, pois eu quero te ajudar a atingir as metas estabelecidas” e não para “achar culpados”.
O Kamishibai é muito mais gestão à vista e divertido do que a auditoria escalonada, que nada mais é do que um simples Check list.
A proposta é garantir que os processos estão sendo aplicados e seguindo os padrões requeridos de forma a atingir os objetivos de qualidade, custo e entrega.
A utilização da ferramenta também auxilia na implantação do princípio Toyota de Genchi Genbutsu (Go and See) para auditorias, além de fazer parte da rotina do “Gemba Walk”, ou seja, a caminhada dos gestores pelos pontos de verificação lean no chão de fábrica ou escritórios.
O Kamishibai formaliza, prioriza agenda as verificações a serem feitas no Gemba. É uma ferramenta simples e flexível visual para assegurar que os controles necessários estão sendo realizados.
Assim os cartões do Kamishibai devem ser utilizados pelos Operadores, Supervisores e Gerentes como rotina. E os mesmos utilizados pelos Gerentes Gerais e Diretores ao realizarem um “Gemba Walk”.
De forma que com o tempo possamos reduzir a variabilidade nos resultados dos checks entre pessoas de cargos e níveis diferentes. Pois assim trabalharíamos com o aumento do nível de percepção de todos.
Modelo de aplicação do Kamishibai.
Os cartões em vermelho no painel significam aspectos que quando avaliados estavam não conformes, ou seja, estes aspectos necessitam serem tratados através de planos de ação para corrigir os desvios percebidos.
Lembre-se:
Auditoria vem de “audição”, portanto não é para achar “culpados”, e sim para ajudar as pessoas que estão agregando valor no chão de fábrica a atingir as metas que você estabeleceu, ouvindo-as!
Tenha empatia!
Dietmar von Gilsa
Consultor
Proind Consultoria e Serviços SC Ltda.
dietmar@proindconsultoria.com.br