LEAN MANUFACTURING, UM NOVO MODELO DE GESTÃO
Reduzir custos, produzir com menos desperdício, aumentar os índices de qualidade de produtos e serviços, cumprir e reduzir o prazo de entrega são questões que costumam passar diariamente pela cabeça dos gestores, principalmente nestes momentos de mudanças e incertezas que passam as empresas.
Diante desta situação, qual ação mais indicada para superar esses dilemas diários? Um modelo de gestão em especial tem chamado a atenção dos profissionais: o Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, vejamos como esta filosofia está sendo tratada em algumas empresas.
A expressão “lean” foi apresentada ao mundo originalmente no livro "A Máquina que Mudou o Mundo" (The Machine that Changed the World) de Womack, Jones e Roos (EUA, 1990). O conceito lean foi inspirado no modelo Just-in-Time utilizado no consagrado Sistema Toyota de Produção, e aplicado por inúmeras empresas no Japão pós-guerra. “Neste sistema são evidentes as diferenças nos ganhos de qualidade, custo e entrega”.
A Proind Consultoria, empresa de Blumenau, há 18 anos desenvolve projetos de consultoria em melhoria de processos, está conduzindo também a implantação do modelo Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), em diversas empresas da região, principalmente nos setores metal mecânico, plásticos, têxteis e de serviços financeiros.
Trata-se de um novo modelo de gestão, qual tem início e uma metodologia de implantação, contudo, não tem um fim. Ele é baseado na melhoria continua, a qual é tratada pela expressão japonesa: Kaizen.
Para o Lean surtir o efeito esperado, é muito importante o envolvimento, comprometimento e respeito às pessoas envolvidas no processo. A implantação do modelo por si só, não vai resolver todos os problemas de uma empresa. O comprometimento e a aderência de todos que trabalham na corporação é que é a mola propulsora da mudança.
A implantação segue quatro princípios fundamentais: foco no valor, orientação por processos, trabalho em equipe e melhoria contínua.
FOCO NO VALOR
O foco no valor é o primeiro e talvez o princípio que mais virá a determinar o sucesso da implantação da Manufatura Enxuta. Com ele defini-se o que realmente é importante para o cliente (tanto externo quanto interno). Neste aspecto todas as pessoas passam a entender e monitorar os requisitos dos clientes. A determinação do que é valor para o cliente dentro de cada etapa do processo, bem como o seu detalhamento em indicadores quantitativos, deixa evidentes quais os requisitos que não estão sendo bem atendidos, facilitando assim a elaboração de ações corretivas e direcionando quais ferramentas da Manufatura Enxuta irão oportunizar melhorias significativas nos processos.
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
Uma das primeiras ferramentas utilizadas pelas empresas que decidem adotar os conceitos da Manufatura Enxuta é o Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV). Trata-se do desenho do estado atual da cadeia de agregação de valor, a fim de identificar gargalos, oportunidades de melhoria, bem como, elaborar o estado futuro ideal para os fluxos.
TRABALHO EM EQUIPE
Muitas vezes este terceiro princípio na gestão enxuta não é tratado de forma apropriada. Não são raras as empresas e gestores que acreditam que trabalham em equipe, na realidade são centralizadores e não promovem momentos de equipe com seus liderados. Somente com o compartilhamento de competências, informações e motivação das pessoas que atuam nas atividades de um processo, é que teremos a chamada “aderência” das pessoas ao modelo de gestão da manufatura enxuta. Vale salientar, porém, que o nível de autonomia da equipes depende do grau de maturidade de seus integrantes e o tipo de processo que eles integram.
MELHORIA CONTÍNUA (KAIZEN)
O quarto princípio Lean estabelece a demanda interna incondicional pela excelência, onde toda a organização busca a melhoria contínua de seus processos, liberando ao mesmo tempo a criatividade e a autodisciplina processual de todos os colaboradores.
A LIDERANÇA LEAN
Impreterivelmente o sucesso da transformação de uma empresa tradicional em uma empresa enxuta requer um novo modelo de gestão, ou seja, um novo perfil de gestores. Analisando a base do Sistema Gerencial da Toyota, observa-se que o sucesso deles se sustente principalmente na disciplina, monitoramento dos processos e uma busca e motivação constante em prol da melhoria de Qualidade, Custo e Entrega.
Dietmar von Gilsa
Consultor e Professor
Out./2010