Proind Consultoria Empresarial - Blumenau / SC

Publicações



Home / Publicações / Lean Manufacturing na prática...


Lean Manufacturing na prática

13 de Outubro de 2013

LEAN MANUFACTURING, UM NOVO MODELO DE GESTÃO

Reduzir custos, produzir com menos desperdício, aumentar os índices de qualidade de produtos e serviços, cumprir e reduzir o prazo de entrega são questões que costumam passar diariamente pela cabeça dos gestores, principalmente nestes momentos de mudanças e incertezas que passam as empresas.

Diante desta situação, qual ação mais indicada para superar esses dilemas diários? Um modelo de gestão em especial tem chamado a atenção dos profissionais: o Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, vejamos como esta filosofia está sendo tratada em algumas empresas.

A expressão “lean” foi apresentada ao mundo originalmente no livro "A Máquina que Mudou o Mundo" (The Machine that Changed the World) de Womack, Jones e Roos (EUA, 1990). O conceito lean foi inspirado no modelo Just-in-Time utilizado no consagrado Sistema Toyota de Produção, e aplicado por inúmeras empresas no Japão pós-guerra. “Neste sistema são evidentes as diferenças nos ganhos de qualidade, custo e entrega”.

A Proind Consultoria, empresa de Blumenau, há 18 anos desenvolve projetos de consultoria em melhoria de processos, está conduzindo também a implantação do modelo Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), em diversas empresas da região, principalmente nos setores metal mecânico, plásticos, têxteis e de serviços financeiros. 

Trata-se de um novo modelo de gestão, qual tem início e uma metodologia de implantação, contudo, não tem um fim. Ele é baseado na melhoria continua, a qual é tratada pela expressão japonesa: Kaizen.

Para o Lean surtir o efeito esperado, é muito importante o envolvimento, comprometimento e respeito às pessoas envolvidas no processo. A implantação do modelo por si só, não vai resolver todos os problemas de uma empresa. O comprometimento e a aderência de todos que trabalham na corporação é que é a mola propulsora da mudança.

A implantação segue quatro princípios fundamentais: foco no valor, orientação por processos, trabalho em equipe e melhoria contínua.

FOCO NO VALOR
O foco no valor é o primeiro e talvez o princípio que mais virá a determinar o sucesso da implantação da Manufatura Enxuta. Com ele defini-se o que realmente é importante para o cliente (tanto externo quanto interno). Neste aspecto todas as pessoas passam a entender e monitorar os requisitos dos clientes. A determinação do que é valor para o cliente dentro de cada etapa do processo, bem como o seu detalhamento em indicadores quantitativos, deixa evidentes quais os requisitos que não estão sendo bem atendidos, facilitando assim a elaboração de ações corretivas e direcionando quais ferramentas da Manufatura Enxuta irão oportunizar melhorias significativas nos processos.

ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
Uma das primeiras ferramentas utilizadas pelas empresas que decidem adotar os conceitos da Manufatura Enxuta é o Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV). Trata-se do desenho do estado atual da cadeia de agregação de valor, a fim de identificar gargalos, oportunidades de melhoria, bem como, elaborar o estado futuro ideal para os fluxos.

TRABALHO EM EQUIPE
Muitas vezes este terceiro princípio na gestão enxuta não é tratado de forma apropriada. Não são raras as empresas e gestores que acreditam que trabalham em equipe, na realidade são centralizadores e não promovem momentos de equipe com seus liderados. Somente com o compartilhamento de competências, informações  e motivação das pessoas que atuam nas atividades de um processo, é que teremos a chamada “aderência” das pessoas ao modelo de gestão da manufatura enxuta. Vale salientar, porém, que o nível de autonomia da equipes depende do grau de maturidade de seus integrantes e o tipo de processo que eles integram.

MELHORIA CONTÍNUA (KAIZEN)
O quarto princípio Lean estabelece a demanda interna incondicional pela excelência, onde toda a organização busca a melhoria contínua de seus processos, liberando ao mesmo tempo a criatividade e a autodisciplina processual de todos os colaboradores.

A LIDERANÇA LEAN
Impreterivelmente o sucesso da transformação de uma empresa tradicional em uma empresa enxuta requer um novo modelo de gestão, ou seja, um novo perfil de gestores. Analisando a base do Sistema Gerencial da Toyota, observa-se que o sucesso deles se sustente principalmente na disciplina, monitoramento dos processos e uma busca e motivação constante em prol da melhoria de Qualidade, Custo e Entrega.

Dietmar von Gilsa
Consultor e Professor
Out./2010

 




Home / Publicações / Lean Manufacturing na prática...


© Copyright 2010 Proind - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Zeroarts