Todo esse esforço certamente irá promover a retomada do crescimento e a melhoria da economia como um todo. Contudo, esse não deveria ser apenas um esforço circunstancial, ou seja, as empresas e as pessoas que trabalham nelas (gestores e demais funcionários), devem adotar sempre adotar práticas para a melhoria de processos, e não apenas em momentos de “crise”.
Na realidade para aqueles que gerenciam seus processos sempre procurando questionar e aprimorar o “modus operantes”, as dificuldades econômica e conjunturais do país acabam não lhes afetando tão drasticamente. Ou ainda, sempre que uma empresa já pratica a melhoria continua como ferramenta de gestão, ela no mínimo já “sai na frente” de seus concorrentes que ainda necessitam quebrar a inercia criativa de suas equipes.
Sendo assim, não podemos associar momentos de prosperidade apenas a nossa competência e gestão, e nem associar mementos recessivos apenas às políticas e desmandos dos órgãos governamentais; temos sim que “fazer o dever de casa”, ou seja, avaliar, medir, questionar, melhorar e padronizar processos.
Dietmar von Gilsa
Consultor
Proind Consultoria e Serviços SC Ltda.
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