Estamos como nunca em busca da melhoria nos processos com vistas ao aumento da produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos, tudo na busca da simples manutenção ou porque não no aumento da competitividade e lucratividade da empresa.
Neste contexto o papel da liderança de chão de fábrica (tanto em empresas industriais quanto de serviço), vem se demonstrando como fator decisivo no alcance das melhorias, e principalmente na manutenção dos resultados obtidos. Visto que tão importante quanto fazer é manter as melhorias implantadas.
É preciso compreender que a liderança de primeiro nível, ou seja, aquele para como o colaborar deve ser reportar primeiro dentro da estrutura organizacional, é o profissional que fará toda a diferença no comprometimento e motivação do colaborador. É essa liderança que deve conseguir transmitir para o níveis operacionais a real situação da empresa, deve conseguir o engajamento de todo para o cumprimento dos padrões de produção, e ainda, conseguir instaurar um clima de melhoria continua nos processos.
Melhoria continua significa acima de tudo uma postura de inconformismo com o status quo, onde todos, todos os dias, além de cumprirem com os padrões estabelecidos, questionam procedimentos e atividades que não agregam valor ao cliente (interno e externo). Essa motivação para a melhoria é conseguida pela postura e exemplo da liderança.
Outro ponto fundamental no papel da liderança é a confirmação de processo. Essa atribuição deve receber um sinal de destaque na descrição de cargo do líder. Trata-se da verificação (in loco) do cumprimento dos padrões. Na filosofia lean a confirmação de processo é efetivada pela aplicação do Kamishibai, ferramenta exclusivamente implantada para avaliar de forma sistêmica o cumprimento dos padrões e processos das melhorias implantadas.
Em tempos de acirrada competição e retração econômica em diversos segmentos da economia, a produtividade dos processos tem impacto direto nos custos de produção e/ou prestação de serviços. Sendo assim, alguém precisa conseguir elevar o moral das equipe, mostrar a realidade e complexidade do momento, e acima de tudo, motivar os colaboradores a eliminarem os desperdícios para assegurar a competitividade e perenidade das empresas e dos empregos.
Apesar a necessidade eminente de contenção de despesas que a maioria das empresas precisam realizar, investir no desenvolvimento de competências técnicas e de gestão para as lideranças no primeiro nível, irá trazer maior segurança para que a empresa consiga extrair mais com os mesmos recursos (aumento de produtividade), e assim conseguir ultrapassar esse momento de turbulência com maior facilidade, e ainda instaurar um ambiente e uma postura necessária para melhoria contínua (Kaizen) dos processos.
Sucesso e prosperidade!
Bom trabalho!
Dietmar von Gilsa Consultor Proind Consultoria e Serviços SC Ltda. dietmar@proindconsultoria.com.br
24/maio/2015