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CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS DE NÍVEL MÉDIO (SUPERVISORES)

Treinamento destinado ao desenvolvimento e formação das lideranças da “Era do Conhecimento”, com conteúdos que lhes ofereçam base para a atuação focada na obtenção de resultados.

Composto por 13 módulos de 4 horas, ministrados periodicamente. O contratante pode customizar o treinamento com os módulos que mais lhe interessem ou adquirir o pacote completo.

Conteúdo do Curso

Este programa de treinamento surgiu como uma exigência de uma época marcada por intensas transformações. A empresa flexível, adaptável às situações de mudança, exige uma equipe de líderes, supervisores, coordenadores e gerentes com percepção e capacidade para gerir esta realidade versátil e cheia de desafios.

As atitudes e métodos convencionais de gestão, toleráveis no passado, não mais atendem às necessidades de hoje, e explicam grande parte dos insucessos empresariais.

A partir da visão panorâmica destas novas realidades, os módulos deste curso preparam os participantes a exercer uma gerência aberta, onde através de processos participativos, estimulem a motivação, a cooperação e a liberação do potencial criativo das equipes a eles subordinados; induzindo a um maior engajamento e co-responsabilização pelos resultados da empresa.

Todos os módulos são de 4 horas, a frequência (datas e horários) de realização dos módulos é adaptada às características e condições da empresa cliente.

A metodologia empregada aplica conceitos da andragogia (educação de adultos), partindo do pressuposto de que as pessoas “aprendem fazendo”. Sendo assim, todos os módulos possuem exemplos, exercícios e experiências práticas da própria empresa em que as pessoas trabalham, e situações reais já vivenciadas pelos instrutores em projetos de consultoria.

Visando sempre desenvolver um trabalho orientado para as necessidades específicas de nossos clientes, trabalhos unicamente com programas "In company", que podem ser montados pela empresa com base na seguinte oferta de módulos:

Módulo 1: A empresa e o novo modelo de gestão
Este módulo tem o objetivo de posicionar o líder nesse novo contexto mundial. A era da produtividade substituída pela Era do Conhecimento.
- A nova empresa para uma época de transformações
- Ciclo de vida organizacional
- A nova empresa e o novo supervisor
- O supervisor acima de tudo um educador
- O que é administrar

Módulo 2: Liderança e participação
Aqui são abordados os conceitos de uma nova liderança, obtida pela ênfase na autoridade conquistada e não no poder investido.
- As bases do conceito de liderança
- Princípios de liderança
- Avaliação e análise dos modelos de liderança
- Estilos gerenciais

Módulo 3: Delegação, poder e influência
A delegação abordada como ferramenta de aumento de produtividade para as lideranças, como quebra do paradigma relativo à centralização da decisão como manutenção do poder.
- O que é delegação
- Benefícios para chefes e subordinados
- Níveis de delegação
- Auto-avaliação (quanto estou delegando?)
- O poder e a estrutura organizacional
- Sinergia, a multiplicação do poder
- O que é influência?
- Motivando com feedback positivo
- Gerenciando subordinados, colegas e chefes 

Módulo 4: Relacionamento interpessoal, feedback e integração
Não podemos esperar a evolução de uma equipe, sem que ela saiba onde está errando e o que fazer para solucionar o mesmo. Como fornecer retorno às pessoas sobre o seu desempenho.
- Relações interpessoais
- Janela de Johari
- Porque é difícil dar e receber feedback
- Habilidades de comunicação
- Integração vertical e sistêmica

Módulo 5: Motivação e comprometimento
Técnicas e dicas sobre como o líder pode agir para obter o comprometimento dos colaboradores em relação a um projeto qualquer.
- Teorias da motivação no trabalho
- Sistemas gerenciais
- Recompensas e punições
- Políticas de Recursos Humanos
- Valorizando a força e não as fraquezas das pessoas

Módulo 6: Administração de conflito, negociação e tomada de decisão
Como transformar uma situação de conflito eminente e resultado para a organização.
- Administração de conflitos
- Benefícios e prejuízos dos conflitos
- Como resolver conflitos
- Negociação nas relações interpessoais
- Você é um negociador eficaz? (auto-avaliação) 

Módulo 7: Comunicação
Desenvolvimento da habilidade de comunicação como ferramenta de obtenção de dados qualificados para um bom planejamento de Fábrica.
- Comunicação na empresa
- Comunicação na prática

Módulo 8: Criatividade e processo de melhoria contínua
Criatividade como parte integrante de busca de uma excelência empresarial que tem como oco central a geração de inovação. É a inovação que assegura vantagem competitiva sobre os concorrentes.
- Criatividade na empresa
- Organização e criatividade
- Elaboração de planos de melhoria contínua
- Sistemáticas de melhoria contínua

Módulo 9: Análise e solução de problemas
Apagar fogo ou solucionar efetivamente o problema? Este módulo oferece a resposta. Os líderes tendem a focar o problema e não a sua causa. Logo, muito rapidamente o problema reaparece.
- Identificação de problemas
- Observação e coleta de dados
- Análise das causas prováveis
- Plano de ação (o quê fazer, quando, quem, onde, por quê, como)
- Implantação, execução das ações
- Verificação dos resultados e padronização

Módulo 10: Controle e gerenciamento de processos
Um produto defeituoso não tem um problema, logo, o problema está no processo que o produziu. Este módulo busca expor como elaborar uma estrutura de controle que identifique as causas dos problemas e conseguia uma solução efetiva.
- Conceitos de gerenciamento
- O que são indicadores de desempenho
- Elaboração de indicadores
- Análise do resultado dos processos
- Configuração de indicadores (como é calculada a produtividade, qualidade, custo, etc. dos processos)

Módulo 11: Organização do trabalho
Uma visão panorâmica dos modelos de gestão de pessoas e processos ao longo da história, possibilitando ao participante um entendimento sobre o porquê das coisas serem do jeito que são.
- Estudo dos métodos de trabalho
- Medição do trabalho
- Tempos e métodos (a definição de padrões)
- Projeto ergonômico do posto de trabalho
- Balanceamento de linhas, fluxo, leiaute.

Módulo 12: Gestão da qualidade
Um efetivo entendimento sobre o Controle da qualidade como desenvolvedor de um modelo gestão.
- Sistemas de avaliação da qualidade
- Padrões de qualidade
- Inspeção por amostragem (tolerâncias e frequências)
- Autocontrole de qualidade

Módulo 13: Planejamento de desempenho
Um modelo de uma política de avaliação do desempenho das pessoas e o processo de desenvolvimento organizacional.
- Práticas de liderança
- Questionários e formulários para planejamento do desempenho das lideranças
- Processo de avaliação
- Consenso e plano de ação

 


CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS DE BASE (ENCARREGADOS)

O curso foi desenvolvido para o público de lideranças de primeira linha da organização, aqueles que têm contato direto com os operadores. Considerando as características desse público, o curso foi desenvolvido com uma linguagem adequada ao Nível Médio de ensino.

O treinamento é composto por dois grandes blocos de temas. Um especificamente para a Área Comportamental e outro que trás conhecimentos de Nível Técnico. Esses blocos são compostos por módulos de 2 horas de duração, caracterizados pelo uso de exercícios práticos e muita dinâmica participativa, sendo que os módulos comprtamentais e técnicos são intercalados.

Conteúdo do Curso


Área Comportamental (chefia e liderança)
1. Introdução ao relacionamento humano no trabalho
2. Como ser um líder
3. Como manter a integração e a motivação do grupo de trabalho
4. Como se comunicar adequadamente
5. Como obter aceitação e não reação às ordens emitidas
6. Como eliminar maus hábitos dos subordinados
7. Como lidar com reclamações e insatisfações dos subordinados
8. Como lidar com problemas disciplinares
9. Como solucionar problemas de baixo desempenho dos subordinados
10. Regras básicas da política de recursos humanos

Área Técnica
1. Estudo do trabalho
2. Cálculos de produção (capacidade, eficiência, produtividade, rendimento )
3. Balanceamento de produção (exercício)
4. Melhorias de métodos de trabalho (exercício)
5. Controle dos resultados do processo
6. Interpretação de gráficos e indicadores de desempenho
7. Introdução à gestão da qualidade
8. Cálculo de índices de qualidade
9. Metodologia de solução de problemas (uso de ferramentas)
10. Conceito de células de manufatura e trabalho em equipe (leiaute)
11. Controle e desenvolvimento da polivalência
12. Organização e Limpeza (programa SOL)
13. Planejamento do trabalho 
 


 Manufatura Enxuta:

Manufatura Enxuta é a procura pela maximização do valor através da contínua eliminação de desperdícios. Trata-se de uma filosofia gerencial inspirada nas práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção. Esta atividade procura proporcionar o entendimento básico dos princípios lean através da experimentação. Durante o treinamento ocorre a simulação de uma fábrica que é utilizada como laboratório para demonstrar a transformação de sistemas convencionais de produção para o sistema lean.
 
 
Programa: 
–     As origens da Mentalidade Enxuta;                       Simulação 1ª rodada: caracterizando a produção em massa, sistema tradicional de produção;
 
–     Mapeamento de fluxo de valor
Princípios lean: valor, fluxo de valor e fluxo contínuo;
Simulação 2ª rodada: experimentando o fluxo contínuo.
 
–     Princípios lean: puxar e nivelar;
Ferramentas e técnicas da manufatura enxuta;
Prevenção de falhas; Simulação 3ª rodada: deixando o cliente puxar.
–     Princípios lean: a busca da perfeição;Transparência, padronização e melhoria contínua;Iniciando a jornada lean na sua empresa. 
 
 
Objetivos da aprendizagem:
 Ao final deste módulo, os participantes devem estar aptos a:
•  Entender e explicar aos outros os princípios lean;
•  Enxergar os benefícios que a Manufatura Enxuta pode trazer para as organizações;
•  Compreender as inter-relações entre as principais ferramentas que compõem o Sistema;
•  Analisar as condições fundamentais e os desafios para iniciar a jornada lean de maneira correta e sustentada.
 
Carga horária: 8 horas.
 
 
Público alvo:

Dentre aqueles que poderão se beneficiar com este conteúdo estão:
•  Gerentes, supervisores, técnicos, líderes e outros agentes de mudança 




 

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